Você nunca imaginou, mesmo nos seus dias mais delirantes, que comemoraria esta data da forma como ocorre hoje, 01/05/2020. O feriado ocorre em quase todos os países do mundo em função, dentro da realidade de cada nação, das lutas pelos direitos do trabalhador. Chama-se dia do trabalhador em memória de São José Operário, santo padroeiro dos trabalhadores.
A noção de trabalho nunca foi tão desafiada, deslocada, transformada. Há pouco mais de duas décadas passei quase dois anos procurando entender uma frase simples atribuída a Chico Xavier: “Tudo passa”. Aprendi que passa a dor vindo o alívio. Passa a doença vindo a saúde. Passa a liseira vindo recursos. Passa o tempo vindo prosperidade. “Tudo passa”. Aprendi que a paciência e sabedoria eram os maiores recursos: Parcimônia.
Hoje percebo que aprendi pouco. Não basta Parcimônia. Chico me permitiu aprender que tudo na vida se transforma. Esta é a única constante no universo: Transformação.
Nesta época de crise vejo e escuto muitos profissionais com soluções mirabolantes, sobretudo que “A solução” está nas mídias sociais. Até parece tabua de salvação. JAMAIS esqueça que qualquer decisão de compra para qualquer produto/serviço necessariamente passa por uma destas três dimensões: necessidade, desejo ou status. Entenda o que motiva seu cliente.
Esteja sempre disposto a transformar seu produto em algo que atenda seus clientes. Perceba que seu cliente também se transforma, tem novas necessidades, desejos e status.
Alguns irão lhe falar do Omnichannel (multicanal) para atender o cliente como se isto fosse um diferencial competitivo e inovador. Todos desejamos ser atendidos das mais diversas formas, de maneira inovadora, gentil e que atenda necessidade, desejo ou status. Pegar produto na loja, receber em casa (delivery), pegar no metro/estação/terminal, etc.
Outros falarão que mídias sociais (Site, Blog, e-Commerce, Marketplace, Instagram, Facebook, YouTube, WhatsApp, etc.) são a solução para suas vendas. Sejam quais forem nada mais são do que um meio de comunicar seu produto.
Os mais conservadores mencionarão Qualidade como diferencial. Você compraria algum produto sem qualidade? Mesmo com preço baixo tem que ter qualidade. Qualidade baixa, mas alguma qualidade. Portanto seu produto tem que ter qualidade. Isto é obrigação. Não se trata de diferencial.
Neste momento você já deve estar imaginando algo como: Devo agir com Parcimônia e Transformação, entendendo as Dimensões da decisão de compra do cliente para entregar via Omnichannel, divulgando através de Mídias sociais produtos com Qualidade para ter diferencial competitivo. Certo?
Será isto mesmo? Isto e muito mais. Não basta foca em sua empresa/negócio. Tenha em mente que todo empreendimento deve ser considerado em três dimensões: Operacional (saber fazer), Gerencial (saber controlar) e Estratégica (saber planejar). As duas primeiras são voltadas para dentro do empreendimento. A 3a para fora. E devem estar integradas.
Você jamais imaginou um dia do trabalho como este. Se reinventar já não é suficiente. Mas não fique transloucado. Pense em Transformação. Simplifique antes de agir. E simplificar é algo complexo, pois exige você “largar” do que já tem para obter o que é necessário para atender seu cliente.
Pense nisto! Nos que fazermos a NetPhenix estamos sempre em busca da Transformação. Em nossas metodologias este Paradigma é um constante desafio.
Desejamos a todos a transformação do seu trabalho de maneira a lhe conduzir rumo a SAÚDE, PAZ, AMOR e PROSPERIDADE. Mas apenas em dois dias de usa vida: HOJE & SEMPRE.
by Giovani Nogueira de Lima
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